Manual / Versão 1.6


VERTsafe


Seja bem-vindo ao manual de instalação e utilização do VERTsafe. Todas as informações necessárias para utilizar a ferramenta são apresentadas abaixo.

Esta documentação é para auxiliar você nos primeiros passos para utilizar o Editor de Matriz Causa e Efeito. Por favor, leia esta documentação cuidadosamente para entender as principais funcionalidades suportadas pela ferramenta.

Requistos

Você precisará dos itens abaixo para utilizar o VERTsafe:

  1. PC com arquitetura 64 bits.
  2. Windows versão 10
  3. 300 MB de espaço disponível no HD

Primeiros Passos

O VERTsafe é distribuído através de um pacote de instalação para Windows10.

Download do VERTsafe

Clique no botão ao lado para solicitar o Download do VERTsafe. Você será redirecionado para preencher o formulário de solicitação para download e receberá por email as instruções de instalação.

Instalação

Execute o arquivo VERTsafe_setup.exe (a extensão .exe poderá estar oculta, dependendo das configurações de seu sistema operacional) para iniciar o processo de instalação.

  • 1. Selecione a língua desejada;
  • 2. Aceite os termos da licença de uso da ferramenta;
  • 3. Selecione o diretório de instalação. O instalador sugere o diretório padrão do windows;
  • 4. Escolha se deseja que o instalador crie um atalho na área de trabalho;
  • 5. Revise a instalação e pressionar o botão Instalar;
  • 6. Aguardar concluir a instalação;
  • 7. Uma vez instalado, o usuário pode iniciar o VERTsafe através do menu iniciar ou executando o atalho criado na área de trabalho.

Licença de USO

Antes de iniciar, verifique se o PC atende aos requisitos de instalação. Para ativar o VERTsafe, o usuário necessita de uma licença válida. Para obter uma licença, o usuário deve realizar os passos abaixo. Caso esteja reinstalando e já possuir uma licença do produto, o usuário pode pular alguns passos e ir direto para o passo 5.

  • 1. Execute o VERTsafe;
  • 2. Localize a chave de identificação da máquina na janela de mensagem do VERTsafe no campo Código de identificação da máquina.
  • 3. Clicar no botão Solicitar uma licença para acessar o formulário de solicitação de licença. Este formulário também está disponível em https://www.vertsafe.com/license.
  • 4. Preencher o formulário de solicitação de licença. O usuário receberá a sua chave de ativação por email;
  • 5. Inserir a chave da licença no campo disponível e pressionar o botão Salvar Licença. Depois de salvar, o usuário deve fechar a janela de mensagem.
  • 6. Pronto, o VERTsafe está configurado. Para utilizar, o usuário deve executar o VERTsafe através do menu iniciar ou executando o atalho criado na área de trabalho.

Iniciando o software

Execute o VERTsafe através do menu iniciar ou executando o atalho criado na área de trabalho.

Atenção, algumas versões do Windows podem gerar um alerta como este abaixo. Caso ocorra este alerta, selecione a opção Mais informações e depois Executar mesmo assim.

Interface

A interface do VERTsafe é simples e consiste em seis elementos principais, são eles:

  • 1. Campo para edição do nome e dados do projeto;
  • 2. Botão multifuncão para criar novos documentos e matrizes;
  • 3. Árvore para navegar nos documentos e matrizes do projeto;
  • 4. Tabs para edição de matrizes;
  • 5. Toolbar de funcionalidades: Edição de matrizes, Buscar, Tabela de TAGs, Relatórios de inconsistências, Ferramenta de testes;
  • 6. Barra de status, que resume informações sobre a funcionalidade em uso.

Novo Projeto


Iniciando um Projeto

Na tela de início do VERTsafe, utilize o botão Criar projeto para iniciar um novo projeto, ou o botão Abrir projeto para editar um projeto já existente, conforme indicado na imagem abaixo. Existe ainda a opção de acessar estas funcionalidades através do menu Arquivo.

O VERTsafe irá solicitar o nome do arquivo e o destino (pasta) no qual o novo projeto deve ser salvo no seu computador. Selecione a pasta desejada, o nome do projeto e clique em Salvar.

Há também a opção de utilizar os atalhos para abrir algum dos projetos editados recentemente. Para tal, basta clicar na flecha à direita dos detalhes do projeto desejado, listado na área Projetos recentes.


Editando as informações do Projeto

Para editar o nome e demais informações do Projeto, clique no local indicado na figura abaixo. O formulário de edição dos dados do projeto abrirá na interface principal do editor. Edite os dados desejados e clique em Salvar.

Novo Documento

O VERTsafe suporta projetos com mais de um documento. Cada documento consiste em uma Matriz Causa e Efeito com várias páginas.

Iniciando um Documento

Para criar um novo documento, clique no botão Novo e selecione a opção Adicionar novo documento, conforme indicado na figura abaixo.

O documento criado receberá sempre o nome padrão Documento [NÚMERO]. Para renomear o documento, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção Renomear documento. Esta e outras informações podem também ser consultadas e alteradas clicando na opção Editar dados, que abrirá a aba de edição dos Dados do documento. Após editar, clique em Salvar.

Nova Matriz

Iniciando uma Matriz

Você pode criar quantas matrizes quiser para cada documento do projeto. Para criar uma nova matriz, você pode:

→ Clicar no botão Novo e selecionar a opção Adicionar página no documento > [NOME DO DOCUMENTO];
→ Na árvore de navegação lateral, clicando com o botão direito do mouse no documento desejado e selecionando a opção Adicionar uma página, conforme indicado na figura abaixo.

A página criada receberá sempre o nome padrão Nova Página (NÚMERO). Para renomeá-la, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a página na árvore de navegação lateral e selecionar a opção Editar Informações, que abrirá a aba Dados da matriz, conforme mostrado na figura abaixo.

Nesta aba, é possível ainda selecionar o perfil da página desejado: LOGIC, OUTPUT ou INPUT. Após editar, clique em Salvar.
Outra opção para renomear uma matriz é com um duplo clique sobre o campo do nome, na própria tela de edição da matriz.


Editando uma Matriz

Para editar uma matriz, basta clicar na página desejada na árvore de navegação. Uma nova aba abrirá com a matriz selecionada. O VERTsafe suporta até 30 matrizes abertas simultaneamente.


Movendo páginas

É possível mover páginas em um mesmo documento ou mesmo entre documentos, através da funcionalidade drag and drop. Para tanto, na ávore de navegação, clique com o botão esquerdo sobre a página que deseja mover, mantenha o botão do mouse pressionado, arraste até o local de destino e só então solte o botão. A numeração das páginas será automaticamente atualizada.


Removendo uma Matriz

Para remover uma matriz, basta clicar com o botão direito do mouse na página desejada na árvore de navegação e selecionar a opção Remover página.

Causas

Editando uma Causa

Cada página da matriz possui 50 causas. Para editar uma causa, basta clicar com o botão esquerdo do mouse em qualquer campo da causa desejada. Esta ação abrirá o formulário abaixo para edição dos dados da causa. Clique em Salvar quando terminar de editar.


Votação

Para criar esquemas de votação, o primeiro passo é a criação dos respectivos grupos. O VERTsafe suporta a criação de grupos de votação de até 50 causas.

A associação de um esquema de votação a uma causa estará desabilitado enquanto ela não fizer parte de um grupo. Para criar um grupo, primeiro clique com o botão esquerdo do mouse sobre a primeira causa que integrará o mesmo e mantenha o botão pressionado enquanto arrasta o cursor sobre as demais causas, soltando o botão sobre a última causa que irá integrar o grupo. Agora que as causas do grupo estão selecionadas, clique com o botão direito sobre qualquer uma das causas integrantes e escolha a opção Criar grupo de votação, conforme indicado na figura abaixo. Após ter sido criado, as linhas pertencentes ao grupo aparecerão demarcadas com uma borda grossa.

Atenção: as causas selecionadas devem estar em sequência, sem causas intermediárias entre elas.

Para adicionar um operador de votação XooY, clique com o botão esquerdo do mouse na linha desejada do grupo. Esta ação abrirá o formulário de edição da causa, onde agora estará habilitado o botão Adicionar votação. Clique no botão e em seguida selecione o número de elementos envolvidos e o nível de ativação. Ao final, clique em Salvar.

Para remover o grupo de votação, clique com o botão direito do mouse sobre qualquer causa integrante e selecione a opção Remover grupo.


Associando uma Interface

Para associar uma interface a uma dada causa, primeiro clique com o botão esquerdo do mouse em qualquer campo da causa desejada. Esta ação abrirá o formulário para edição dos dados da causa. Clique no campo vazio Interface, conforme indicado abaixo.

Será aberta uma caixa de diálogo com as opções disponíveis, separadas por documento e página, conforme mostrado na figura abaixo. Selecione uma das interfaces disponíveis e confirme clicando OK. De volta à janela de edição dos dados da causa, clique em Salvar para confirmar.

É comum, em uma Matriz Causa e Efeito, que as interfaces se estendam por diversas páginas e documentos. Para se consultar a lógica e as TAGs envolvidas em uma determinada causa com interface cadastrada, normalmente é necessário percorrer toda a cadeia, até as TAGs de origem.

O VERTsafe apresenta uma funcionalidade que permite evitar este procedimento. Para tanto, clique com o botão direito em uma causa do tipo interface e selecione a opção Ver lógica associada ou ainda a opção Ver Tags associadas, conforme destacado na figura abaixo. Serão abertas janelas de diálogo que listam, respectivamente, todas as lógicas que culminam naquela causa, assim como todas as TAGs que compõem estas lógicas.

Para remover uma interface, volte ao formulário de edição dos dados da causa, clique nos três pontos à direita do campo Interface e selecione Remover, conforme indicado na figura abaixo.


Copiar | Colar | Mover (Swap)

Você pode copiar/colar ou mover uma causa entre as linhas da página da matriz. Para iniciar esta operação, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção desejada, por exemplo Mover, conforme mostrado na figura abaixo. Para finalizar a operação, clique com o botão direito do mouse na linha de destino e escolha a opção Mover para.
Abaixo são apresentadas as particularidades das respectivas operações:

  • copiar/colar: cria uma nova causa na linha (vazia) na qual ela é 'colada';
  • mover: muda a causa de linha; caso a linha destino possua uma outra causa, as linhas destas duas causas são trocadas entre si.
É possível também realizar as operações copiar/colar/mover sobre grupos de causas. Para tanto, repita o procedimento descrito no início da seção, para selecionar um conjunto de causas adjacentes. Depois de selecionadas, clique com o botão direito e selecione a opção de sua escolha.

Efeitos

Editando um Efeito

Cada página da matriz possui 50 efeitos. Para editar um efeito, basta clicar com o botão esquerdo do mouse em qualquer campo do efeito desejado. Esta ação abrirá o formulário abaixo para edição dos dados do efeito. Clique em Salvar quando terminar de editar.


Criando uma Interface

Para criar uma interface, primeiro clique com o botão esquerdo do mouse em qualquer campo do efeito desejado. Esta ação abrirá o formulário para edição dos dados do efeito. Clique no campo Sinal e selecione a opção 'I'. Clique em Salvar quando terminar de editar.
Uma vez definido como Interface, este efeito estará acessível para ser associado a causas da matriz.

Uma outra opção para criar uma interface é apresentada ao se clicar com o botão direito sobre um efeito já cadastrado como sinal do tipo I. Conforme mostrado na figura abaixo, aparecerá a opção Associar interface. Basta clicar nesta opção e em seguida clicar com o botão direito sobre uma causa vazia à qual se deseja associar a referida interface. Neste momento será apresentada a opção Associar interface à linha.

Conforme se observa na figura acima, existe também a opção Associar páginas. Neste caso, será adicionada uma interface do respectivo efeito para a primeira linha vazia da(s) página(s) selecionada(s).

Note, na figura acima, a opção Ir para interface. Esta funcionalidade está disponível tanto para causas quanto para efeitos, ao se clicar com o botão direito. Ao selecionar a opção Ir para interface, será aberta a página com a qual a respectiva causa/efeito já possua interface(s) cadastrada(s).


Copiar | Colar | Mover (Swap)

Você pode copiar/colar ou mover um efeito entre as colunas da página da matriz. Para iniciar esta operação, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção desejada, por exemplo Mover, conforme mostrado na figura abaixo. Para finalizar a operação, clique com o botão direito do mouse na coluna de destino e escolha a opção Mover para.
Abaixo são apresentadas as particularidades das respectivas operações:

  • copiar/colar: cria um novo efeito na coluna (vazia) na qual ele é 'colado';
  • mover: muda o efeito de coluna; caso a coluna destino possua um outro efeito, as colunas destes dois efeitos são trocadas entre si.

Editando as Lógicas

Para editar uma lógica, selecione a célula da matriz desejada e clique com o botão esquerdo do mouse para abrir o formulário de lógica.

Com o formulário aberto, selecione a lógica desejada e, por fim, clique em Salvar.



Lógicas simples podem também ser editadas diretamente na matriz, sem a necessidade de abrir a caixa de diálogo correspondente. Para tanto, mova o cursor do mouse até a célula desejada, sem clicar, e utilize as teclas de atalho:

  • A: AND;
  • X: OR;
  • Delete: para apagar.

Existem casos em que a lógica que aciona determinado efeito é complexa, não podendo ou não sendo desejável ela ser expressa diretamente utilizando as intersecções da matriz. Para estes casos está disponível, no formulário mostrado acima, a opção Adicionar expressão lógica. Clicando-se neste botão, será aberta a caixa de diálogo mostrada abaixo. Ali, é possível expressar a lógica desejada utilizando-se dos operadores de lógica usuais e de parênteses. A lógica complexa será expressa na matriz, automaticamente, na forma de uma nota.

Documentos e Notas

O Editor suporta a inserção e edição de referências para documentos e notas. Utilizando a barra de rolagem horizontal, navegue até a região à direita da matriz. Clique nos locais indicados na figura abaixo para inserir um documento/nota na matriz. Insira os dados desejados e tecle Enter.
Para editar ou remover um documento/nota, clique com o botão direito do mouse no item de interesse e escolha a opção condizente.

Associando a nota a uma causa/efeito

O VERTsafe permite associar a nota a causas e efeitos da matriz. Selecione a nota, clique com o botão direito e escolha a opção Associar nota. Marque as caixas de seleção das causas/efeitos que deseja associar à nota, conforme a figura abaixo. Ao final, confirme sua seleção clicando em Ok.

Outra opção é clicar na coluna NOTAS da causa ou do efeito a que deseja associar uma nota. Será aberta uma caixa de diálogo em que é possível selecionar, dentre as Notas gerais cadastradas, a(s) que deseja associar à causa/efeito em questão. Após a seleção, clique em Ok para confirmar.

Tabela de TAGs

Na toolbar de funcionalidades, clique no ícone indicado abaixo para acessar a tabela de TAGs. Conforme a opção selecionada na árvore de navegação, serão apresentadas todas as TAGs utilizadas no projeto ou as TAGs utilizadas em determinado documento.

No topo da aba, é possível filtrar as TAGs a serem listadas, assim como pesquisar por um nome de TAG. Utilize duplo clique para editar algum campo da tabela.

As TAGs assim como as respectivas informações de configuração podem ser importadas para a tabela de TAGs do VERTsafe. Utilize o botão destacado na figura acima para importar o arquivo correspondente, no formato .csv. No botão indicado, é possível ainda exportar um modelo de arquivo .csv que poderá ser utilizado como base para entrada de informações e posterior importação.

Lista de IOs

Na toolbar de funcionalidades, clique no ícone indicado abaixo para acessar a lista de IOs e Instrumentos. Conforme a opção selecionada na árvore de navegação, serão apresentadas todas as TAGs utilizadas no projeto, somente as que já se encontram associadas a causas/efeitos, ou somente as que não estão associadas.

Para importar uma tabela de IOs, utilize o botão localizado no topo da aba. Na janela que se abrirá, selecione o local de origem do arquivo .csv a ser importado e clique em Abrir.

É possível estabelecer critérios para filtrar as IOs a serem listas, utilizando o botão Filtro, no topo da aba. Na janela que se abrirá, defina os critérios do filtro desejado e confirme clicando em Salvar.

Também está disponível a funcionalidade de pesquisa pelo nome da TAG, utilizando o campo Pesquisar.

Relatório de inconsistências

Na toolbar de funcionalidades, clique no ícone indicado abaixo para acessar o Relatório de Inconsistências. Na árvore de navegação, selecione entre apresentar as inconsistência detectadas por Documento ou por Página. Para cada linha/coluna em que foram detectadas inconsistências será apresentada uma descrição detalhando o motivo do alerta.

No topo da aba, à direita, utilize o botão Gerar relatório PDF para exportar as informações apresentadas. Ao clicar no botão, se abrirá uma janela de seleção, em que é possível definir as partes integrantes do documento a ser gerado. Por fim, clique em Gerar. Na nova janela, escolha o local de destino do arquivo, o nome, e confirme com Salvar.

Utilize o botão de filtro destacado na imagem acima caso queira selecionar quais inconsistências serão reportadas. Desmarque as caixas de diálogo referentes às inconsistências que deseja silenciar.

É possível ainda consultar as inconsistências detectadas para cada causa/efeito, diretamente nas páginas de edição da matriz. Para tanto, clique com o botão direito do mouse em qualquer campo da linha/coluna que deseja consultar e selecione a opção Alertas.
Causas/efeitos para os quais foram detectadas inconsistências aparecem destacados em amarelo na matriz.

Testador

A disponibilidade de um CLP físico ou de um emulador, inicializados e funcionando corretamente, é pré-requisito para a realização dos testes automatizados.


Sincronização das TAGs com o CLP

O primeiro passo para a realização dos testes é a sincronização das TAGs da Matriz Causa e Efeito com as variáveis do CLP. Para realizá-la, acesse a tabela de TAGs através da barra lateral. Na árvore de TAGs, localize as do CLP e clique em Todas as TAGs ou então no documento desejado. Na aba que se abrirá, na parte superior, clique no botão Sincronizar.

Após obter sucesso na sincronização, clique no botão Verificar. Nesta etapa, será verificada a coerência entre os dados das TAGs da Matriz Causa e Efeito e do CLP. Será verificado também se todas as variáveis do CLP associadas às TAGs da Matriz Causa e Efeito se encontram publicadas e com os respectivos direitos de leitura/escrita atribuídos. Estes passos são também ilustrados na figura abaixo.

Caso seu projeto utilize variáveis de estado inicial, estas também deverão ser verificadas. Para tanto, abra a respectiva aba, clicando em Estado inicial, na árvore de navegação, e então no botão Verificar.

TAGs cujas variáveis não puderam ser verificadas aparecerão destacadas em amarelo claro na tabela. TAGs com dados faltantes, em amarelo escuro. TAGs cujas variáveis foram verificadas com sucesso terão fundo branco, como as mostradas na figura acima.


Dashboard de testes

Após a sincronização com o CLP, o ambiente de testes é acessado através da barra lateral de funcionalidades, no botão indicado na figura abaixo. Alternativamente, pode ser acessado também a partir do menu Testes de Lógica.

A janela mostrada abaixo se abrirá, para que sejam selecionados os documentos/páginas para os quais se deseja gerar os testes a serem executados.

Para realizar todos os testes, clique no botão Executar, conforme indicado na figura abaixo. A figura indica também o botão que permite voltar ao ambiente de edição das Matrizes Causa e Efeito.

É possível ainda realizar os testes separados por página, através de um duplo clique na página desejada, conforme indicado acima. Neste caso, é possível acompanhar os testes à medida que eles são executados.


Acompanhamento dos testes

Após ter selecionado a página desejada no dashboard, é possível iniciar/parar os testes através dos botões indicados no canto inferior à esquerda na figura abaixo.

As operações realizadas em cada teste são destacadas na matriz. As causas/efeitos envolvidos no teste atual são destacados, de acordo com uma legenda de cores.

É possível ainda visualizar testes passados clicando no campo correspondente, conforme indicado na figura acima.

No topo da figura, à esquerda, é destacado o botão que permite voltar ao dashboard de testes.

Relatório dos testes

Na janela de acompanhamento do testes é possível ainda gerar um relatório automático dos resultados dos testes. Basta clicar no botão indicado na figura da seção anterior para abrir a janela mostrada abaixo. Selecione as páginas/documentos cujos resultados deverão constar no relatório e clique em Gerar.

Testes manuais

Além dos testes automáticos, O VERTsafe disponibiliza a funcionalidade de realizar testes manuais, forçando causas específicas. Esta funcionalidade pode ser importante em tarefas de depuração de erros em testes automáticos que tenham apresentado falhas.

Para acessar a aba de testes manuais basta clicar no campo indicado na parte superior da figura abaixo.

Ao clicar no botão Adicionar, indicado na figura acima, abre-se a caixa de diálogo mostrada abaixo, onde é possível selecionar as causas que serão forçadas no teste manual a ser adicionado.

Histórico de versão (Changelog)

Changelog


                                        -----------------------------------------------------------------------------------------
                                        Version 1.6.4 - Maio 05, 2022
                                        -----------------------------------------------------------------------------------------

                                        - Ajustes de usabilidade
                                        - Correções de erros
                                        - Controle de licença
                                        - Undo/Redo 

                                        -----------------------------------------------------------------------------------------
                                        Version 1.5.2 - Janeiro 14, 2022
                                        -----------------------------------------------------------------------------------------

                                        - Copiar/colar/mover blocos de causas/efeitos
                                        - Filtro de inconsistências
                                        - Testes manuais
                                        - Ir para interface
                                        - Drag and drop de páginas
                                        - Ver lógica e TAGs associadas em interfaces
                                        - Buscar
                                        - Configurar CLP no dialog de edição de causas
                                        
                                        -----------------------------------------------------------------------------------------
                                        Version 0.7.1 - Setembro 01, 2021
                                        -----------------------------------------------------------------------------------------
                                        
                                        - Tabela de TAGs
                                        - Lista de IOs
                                        - Relatório de inconsistências
                                        - Novos menus
                                        - Testador

                                        -----------------------------------------------------------------------------------------
                                        Version 0.2.0 - Julho 19, 2021
                                        -----------------------------------------------------------------------------------------
                                        
                                        - Nova Home
                                        - Nova toolbox lateral para abrir projeto ou criar novo
                                        - Splash screen durante carregamento inicial
                                        - Novos dialogs para criação de Causas/Efeitos 
                                        
                                        -----------------------------------------------------------------------------------------
                                        Version 0.1.0 - Julho 13, 2021
                                        -----------------------------------------------------------------------------------------
                                        
                                        - Novo/Editar/Salvar Projeto
                                        - Editar Causas/Efeitos
                                        - Lógicas Simples
                                        - Interfaces
                                        - Explicação Oculta
                                        - Documentos de Referência
                                        - Notas
                                        - Mover Páginas
                                        - Copiar/Mover/Swap linhas/colunas
                                        - Alertas de inconsistências